
O que é a espiritualidade?
A espiritualidade é algo que está dentro de todos nós, mesmo que nem sempre a percebamos. Não se trata apenas de religião ou rituais, mas sim de uma conexão mais profunda com aquilo que realmente somos, com o Divino.
Você já parou para refletir sobre a sua essência? O que você veio fazer neste mundo? Normalmente, a gente se questiona sobre isso naqueles momentos em que estamos decidindo qual faculdade fazer, qual profissão seguir, e assim por diante. Às vezes, até mesmo depois de já estarmos na faculdade ou exercendo a profissão que escolhemos, essas dúvidas surgem.
Eu costumo dizer que esse tipo de questionamento é quase como um chamado vindo do “lado de lá”, algo que nos convoca a ir além.
O chamado interior e a conexão com algo maior
Somos seres que habitam a matéria, mas não somos matéria. Carregamos este corpo físico como um viajante que carrega sua bagagem durante a viagem.
Por mais que, por muito tempo, nos preocupemos com as coisas da matéria, eventualmente essas dúvidas mais existenciais, por assim dizer, começam a invadir nossa mente.
Como já disse, não somos apenas matéria, e o nosso lado espiritual, de uma forma ou de outra, sempre acabará se manifestando.
O processo de despertar: enxergar com os olhos da alma
Somos chamados o tempo todo para olhar com os olhos da alma, mas é difícil fazer isso, pois ainda há muitos ciscos em nossos olhos. No entanto, à medida que esses ciscos vão caindo, começamos a enxergar um pouco mais de luz.
E essa luz, tão majestosa, nos invade de uma maneira tão profunda que não queremos mais nada além de poder vê-la cada vez mais intensamente. Posso dizer que parte da sua jornada aqui na Terra consiste nisso: retirar o cisco dos olhos para contemplar a Luz.
Mas fazer isso vai necessitar que você faça renúncias, e se você busca realmente a mudança interior, verá essas renúncias como “moeda” de troca para o tesouro maior que lhe espera.
Como dar os primeiros passos?
Essa é uma ótima pergunta, sem dúvida! Um amigo de uma época antiga me disse uma vez:
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível.”
É exatamente isso que você precisa fazer.
Transformando pequenos hábitos em uma jornada espiritual
Comece com as pequenas coisas. Por exemplo, se você não gosta de limpar a casa ou sente muita preguiça de fazer isso, comece a limpar o seu espaço, mas com outro tipo de mentalidade.
Pense, por exemplo, que mesmo que essa tarefa não seja a sua favorita, ela é uma pequena renúncia que você está fazendo, uma moeda de troca para um tesouro maior.
É nas pequenas atitudes do dia a dia que, aos poucos, vamos nos transformando. A verdadeira mudança acontece dentro de nós, no nosso coração e na nossa mente.
um convite para a jornada interior
Comece aos pouquinhos e me conte como está sendo sua experiência. Afinal, somos todos viajantes nesse mundo e compartilhar nossas experiências nos torna mais fraternos, mais humanos.
Aproveite e confira como os exercícios físicos podem ajudar você a reduzir a depressão e ter mais equilíbrio emocional!
E eu quero saber como você está!
Um grande abraço!
Sinclética.
1 Trackback / Pingback